Bronze grafitado: onde ele é aplicado e como é feito?

Bronze grafitado: onde ele é aplicado e como é feito?

Variação do bronze, o bronze grafitado é reconhecido por ter propriedades auto lubrificantes e tem grande resistência antifricção. Por isso mesmo, pode ser aplicado à confecção de inúmeros itens para a indústria, especialmente mancais e buchas.

Geralmente, o bronze grafitado é utilizado em peças da indústria nas quais não é permitida a lubrificação manual. Outra grande vantagem é que ele possui baixo custo e alta durabilidade.

Vale a pena conhecer melhor o processo de fabricação do bronze grafitado e suas aplicações. Confira, a seguir, os detalhes desta liga metálica!

 

Como é feito e onde pode ser aplicado o bronze grafitado?

O bronze grafitado é feito com o processo de sintetização (metalurgia do pó), que o deixa lubrificado de maneira permanente. Assim, a vida útil dos componentes é bem maior e as peças ficam protegidas.

Em geral, esta liga metálica é utilizada em mancais auto lubrificantes, buchas deslizantes e materiais rodantes que tenham difícil acesso à lubrificação forçada. Ela também é aplicada em segmentos da indústria naval, mecânica, automotiva e de eletrodomésticos.

O Bronze Grafitado é poroso e se diferencia dos demais porque tem:

  • Consistência antifricção;
  • Pode ser usado em peças nas quais não é possível fazer a lubrificação manual;
  • Tem alta durabilidade.

 

O bronze grafitado requer alguns cuidados especiais para que suas propriedades permaneçam intactas. Os principais envolvem ter cuidado com o manuseio das peças, a fim de evitar choques, quedas e batidas fortes, que podem comprometer o bronze.

 

A USI Bronze é especialista em ligas metálicas, incluindo o bronze grafitado. Fale com nossos especialistas e veja como obter os melhores metais para a sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030