De baixa manutenção, cobre tem vida útil média de 80 anos

De baixa manutenção, cobre tem vida útil média de 80 anos

O cobre é um dos metais mais importantes na atualidade. Isso porque ele dá origem a diversas ligas metálicas, incluindo bronze e latão e, portanto, está presente em nossa rotina. Seu ciclo de vida é bastante longo, visto que ele é maleável e bastante resistente, podendo chegar a até 80 anos com baixa manutenção.

Acredita-se que o cobre é utilizado há mais de 10 mil anos e foi um dos primeiros metais a serem descobertos. Por isso mesmo, ele pode ser trabalhado e utilizado de diferentes formas na indústria, sendo muito resistente à corrosão e à ação do tempo.

 

Características do cobre e principais uso

O cobre é um metal de coloração avermelhada dúctil e maleável. É usado desde o período neolítico e, por isso, é bastante conhecido e explorado, já que seus registros datam de mais de 10 mil anos.

Atualmente, ele dá origem a ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o latão (cobre e zinco). Tem ponto de fusão em 1038 ºC e ponto de ebulição em 2927 ºC.

Primeiramente, ele foi utilizado como substituto da pedra como ferramenta de trabalho, porém, depois, com o surgimento da metalurgia, seu uso foi ampliado. Machados e lâminas, antes produzidos em pedra, passaram a ser produzidos em bronze, elevando sua qualidade e durabilidade.

As principais propriedades do cobre são:

  • Durabilidade;
  • Resistência à corrosão;
  • Maleabilidade;
  • Ductilidade;
  • Estado sólido à temperatura ambiente;
  • Bom condutor de eletricidade.

 

Em geral, o cobre é encontrado na natureza em minas subterrâneas ou a céu aberto, de onde é extraído o minério calcosita. Após as etapas de fragmentação e moagem, ele passa por células de flotação, que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.

A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores.

Por suas características de alta resistência à corrosão e ao estanque, o cobre é considerado um material de baixa manutenção e tem vida útil estimada em 80 anos (se instalado de forma correta e em condições de exposição normais).

 

A USI Bronze trabalha com cobre e suas ligas derivadas há muito tempo e tem experiência no fornecimento dos mais diferentes materiais, para inúmeras aplicações. Fale com nossos especialistas e obtenha o melhor produto para a sua necessidade.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030