Como funciona o sistema de corte de metais a plasma

Como funciona o sistema de corte de metais a plasma

O corte a plasma é um dos processos industriais mais utilizados para cortar metais devido à sua precisão e velocidade. Esse processo usa um bico com orifício para direcionar um gás ionizado em alta temperatura para cortar seções de metais. Atualmente, com a evolução da tecnologia, os tipos de plasmas variam entre manuais e mecanizados.

O sistema de corte de metais a plasma é ideal para materiais como aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outros metais eletricamente condutores. Suas vantagens são muitas e ele tem sido utilizado para substituir processos mais lentos ou com maiores custos operacionais.

Vale a pena entender o funcionamento do corte de metais a plasma e seus benefícios!

Como funciona o corte de metais a plasma

Os plasmas de corte mais modernos são os manuais. Eles possuem um sistema de jato coaxial que constringe o plasma ainda mais, viabilizando um corte mais rápido e bem feito. Os sistemas automatizados de plasma, por outro lado, são utilizados em manipuladores comandados por controle numérico.

Eles funcionam com base no controle dos gases e do sistema de refrigeração e são bastante eficientes também. Com eles, os processos são mais consistentes e a vida útil dos componentes consumíveis é aumentada.

Para realizar o corte a plasma, primeiramente, é necessário fixar o material que será cortado, posicionar o bico da tocha na posição vertical e iniciar o corte traçando as bordas. Na sequência, basta seguir as medidas estipuladas.

O processo de corte a plasma só pode ser realizado com equipamentos como fonte geradora de energia, gás para ser ionizado (ar comprimido, argônio, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio) e um grampo terra para o circuito elétrico.

 

Por que cortar metais a plasma

Existem algumas vantagens de optar pelo processo de corte de metais a plasma em detrimento ao oxi-corte. As principais são:

Menor risco de deformação por propagação térmica

Grande velocidade de corte

Mais economia em relação ao gás aplicável

Maior precisão

 

Importante: não se recomenda o uso do cortador de plasma em pedaços pequenos. Isso porque sua temperatura elevada pode gerar a deformação da peça.

A USI Bronze trabalha com o corte de metais a plasma para variadas aplicações. Fale conosco e veja como podemos te ajudar a encontrar a melhor forma de trabalhar de acordo com a sua necessidade!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030