Cobre berílio: onde é utilizado e benefícios

Cobre berílio: onde é utilizado e benefícios

O berílio é um metal bastante utilizado em diversas aplicações. Bastante resistente à corrosão e com dureza cinco vezes maior do que o aço, é obtido da combinação com o cobre. Seu uso é indicado para diversos segmentos da indústria, especialmente na confecção de ferramentas.

Devido à sua leveza, dureza e capacidade de absorver calor sem expandir, o cobre berílio é utilizado também em muitas aplicações aeroespaciais. Você sabia, por exemplo, que versões mais raras do berílio são utilizadas nos equipamentos de raio-X e nos foguetes?

 

Aplicações do cobre berílio

O cobre berílio é utilizado em diversas aplicações. Essa liga metálica bastante resistente e versátil está presente em:

  • Diagnósticos com raios-X, que usam lâminas de berílio para filtrar a radiação visível;
  • Moderador de nêutrons em reatores nucleares;
  • Giroscópios, guias de projéteis e de foguetes;
  • Equipamentos de informática;
  • Molas de relógio;
  • Instrumentais diversos.

 

O berílio é facilmente ligado para formar compostos. Esse metal raro foi descoberto por Louis-Nicolas Vauquelin em 1798 em esmeraldas.

A liga cobre berílio é muito utilizada em conectores, computadores, automóveis e diversos outros componentes da indústria. Isso graças à sua alta resistência à corrosão. Com boas propriedades acústicas, é aplicado em sistemas de alto-falantes também.

 

Benefícios do cobre berílio

O cobre berílio tem características que superam o aço para a utilização de ferramentas, por exemplo. Se manuseado com todos os cuidados necessários, ele é altamente benéfico para diversos segmentos da indústria.

Devido aos seus benefícios, a liga cobre berílio é antifaiscante, anticorrosiva e não ferromagnética. Por isso mesmo, permite trabalhos em áreas de risco de explosão e fogo.

Ferramentas antifaiscantes não geram qualquer tipo de faísca quando golpeadas ou utilizadas no dia a dia. Esse diferencial garante a segurança em diversos processos e, por isso, seu uso é bastante recomendado.

 

Precisa de ligas de cobre ou qualquer outra liga metálica para aplicações na indústria? Fale com a USI Bronze.

Temos anos de atuação nesse mercado e experiência comprovada na confecção, com segurança, de inúmeras ligas metálicas, adaptáveis às necessidades de nossos clientes.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030