A história do cobre

O Início

 

O Cobre foi o primeiro metal utilizado pelo homem e era conhecido desde os tempos das mais antigas civilizações da humanidade, há cerca de 10.000 anos.

Foi o material mais importante utilizados na humanidade durante a Era do Cobre e do Bronze.

Datam dos anos de 5.000 a.C o início da fusão e refinação do cobre tendo como base os óxidos, em especial a malaquita e a azurita.

Na China, o Cobre já era conhecido, em média, 2000 anos antes de nós. E, em função disso, por volta de 1.200 a.C, já era fabricado um bronze de qualidade excepcional, o que caracterizou o domínio da metalurgia do Oriente em relação ao Ocidente.

Os Fenícios importaram o Cobre da Grécia. Enquanto isso, o Chipre, por muito tempo, foi considerado o país do Cobre, tanto que os romanos chegaram a chamar o Cobre de aes cyprium.

 

Mais detalhes

 

O Cobre tem coloração vermelha e brilho opaco. Está localizado no grupo I-B da Tabela Periódica. Seu ponto de fusão é 1.038ºC e seu ponto de ebulição 2.927ºC apresentando, ainda, como características o fato de ser um metal macio, dúctil e maleável.

Quando fica em contato com o ar por muito tempo, o Cobre sofre oxidação e é formada em sua superfície uma película tóxica, formada pela mistura de carbonatos, óxidos e hidróxidos, de coloração verde.

 

Características do Cobre e Aplicações

 

– Grande condutividade térmica;

 

– Maleável (pode ser transformado em lâminas);

 

– É muito utilizado em equipamentos e sistemas elétricos, como os fios de eletricidade;

 

– Excelente condutor de calor e alto ponto de fusão; é, por isso, muito utilizado em panelas para cozinhar alimentos;

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *


(11) 3589-5016 - (11) 3589-5014
(11) 2257-2529 - (11) 2091-6279
contato@usibronze.com.br
Rua Duarte de Carvalho, 257
Tatuapé - São Paulo – SP
CEP: 03084-030

Open chat